Logo - SITE.png

 

Rua do Sossego 47

Balneário Mar Paulista

04463-110 - São Paulo

Linha completa de produtos para Umbanda, Candomblé, Ciganos, Esoterismo e Catolicismo.

Como avaliar a qualidade de uma vela

Velas.jpg

Você conhece de verdade a qualidade das velas que utiliza?

Será que o preço é o que conta realmente?

Se você adquire velas em função do preço, pode estar entrando em uma armadilha em nem faz ideia disso.

É fato que o uso das velas é uma preferência do brasileiro e seguramente podemos dizer que a vela é o produto mais utilizado em qualquer tipo de cerimônia religiosa, seja ela aberta ou restrita nas residências.

Entre os católicos no mundo inteiro, acender uma vela ao anjo da guarda ou padroeiro de sua preferência é uma prática que remonta centenas de anos.

 

Nas religiões como a Umbanda e o Candomblé, isso também não é diferente.

 

Existem milhares de fabricantes de velas em todo o país, de grandes empresas produzindo em massa, a pequenas estabelecidas em residências, e também aquelas que são produzidas de maneira artesanal.

 

Considerando que a matéria prima principal na fabricação de velas é a parafina que é um derivado do petróleo, assim como a gasolina, seu preço de mercado é monopólio do governo regido pela Petrobrás.

 

Em resumo, não existe concorrência, e todos os fabricantes são obrigados a recorrer a um único “fornecedor”. Sua competitividade (preço de venda) e lucro vão depender da eficiência de sua produção.

 

Tal ocorre com a gasolina, nos postos de combustíveis, infelizmente, o mesmo pode ocorrer na fabricação das velas, onde a parafina pode receber outros produtos, muitas vezes nocivos a saúde, simplesmente para favorecer o lucro de um fabricante inescrupuloso.

 
Antes de tudo, você precisa saber como deve ser uma vela de qualidade que deve atender certos requisitos mínimos:
  • Produzidas com 100% de Parafina Virgem, ou seja, sem adição de outros produtos como ceras, resinas, gordura animal ou vegetal, cargas minerais (para acrescer peso), entre outras. Tais aditivos poderão fazer com que a vela queime mais rápido, sobre muito resíduo no final, solte muita fumaça (as vezes tóxica), derreta irregularmente (chore), etc.
  • Não ser produzida a partir de velas recicláveis. Parece inacreditável, mas existem no mercado as chamadas velas “recicláveis” que são feitas a partir de resíduos de velas queimadas dos chamados velários, como das igrejas, cemitérios, entre outros locais onde se acendem muitas velas.
  • Uso de pigmentos específicos para velas, e de boa qualidade, que além de garantir a coloração adequada, não interferem em sua queima ou liberem vapores tóxicos.
  • Uso de pavios adequados, e de boa qualidade, a fim de garantir a queima uniforme, no tempo correto e sem emissão de fumaça ou resíduos.
  • Existem alguns sinais claros que denunciam uma vela de má qualidade:
  • Velas de boa qualidade possuem um cheiro quase imperceptível e agradável.
  • Suspeite do preço muito barato. Esta é a mesma regra que normalmente usamos ao abastecer nosso veículo. Você coloca combustível em qualquer posto de gasolina só porque é o valor mais baixo? Arrisca ou não se preocupa com seu veículo ou se o combustível irá render? Se você é assim, pedimos desculpas, mas este artigo não é para você.
  • Tirando estes dois aspectos, não tem jeito, você terá que testá-las.
  • Avaliando se duram acesas realmente o tempo previsto.
  • Se queimam uniformemente e restando muito pouco ou quase nenhum resíduo.
  • Se soltam muita fumaça ou cheiro.
  • Comparar estes pontos é sempre uma boa prática, pois você determinará facilmente quem é seu melhor fornecedor de velas.
  • Você deve saber que as velas para fins religiosos são padronizadas quanto ao seu tipo, tamanho e peso:
  • Velas Palito Tradicionais possuem aprox. 30 gramas, comprimento de 18cm de comprimento e 1,5cm de diâmetro.
  • Velas Dedinho: 15 gramas, comprimento de 10cm de comprimento e 1,5cm de diâmetro.
  • Velas de 12 horas possuem 90 gramas, comprimento de 28 cm e 2,2cm de diâmetro.
  • Velas de 3 dias possuem 125 gramas, 7cm de altura e 50mm de diâmetro.
  • Velas de 7 dias, as chamas Votivas (de votos) são dois os tamanhos mais populares: 44mm de diâmetro, 200 gramas e 15cm de altura e a de 50mm de diâmetro, 235 gramas e 15cm de altura.

OBS: Apesar de uma quantidade menor de parafina, a vela de 7 dias de 44mm deve durar por este período. E o que diferencia uma de outra é seu pavio que possibilita uma queima mais lenta.

  • Velas de Novena (9 dias) possuem 360 gramas, 16cm de altura e 57mm de diâmetro.
  • Velas de 21 dias possuem 1,68kg, 34cm de altura e 85mm de diâmetro.
 
Além dos pontos todos já ditos, mesmo que você se certificou que as velas que está adquirindo atendem todos estes aspéctos de qualidade e padronização, existem alguns outros fatores que também podem influenciar em sua queima e que também devem ser considerados:
  • Temperatura ambiente: Quanto mais quente estiver o dia, mais rápido uma vela tende a queimar e quanto mais frio, mais lenta será a sua queima.
  • Acender uma vela em ambientes confinados com certeza irá aumentar a temperatura do local e com isso fará com que se queime mais rápido, escorrer (chorar) ou até deformar.
  • O nivelamento da base onde se irá acender a vela é muito importe, pois acendê-la desnivelada ou torta fará com que ela queime de maneira irregular.
  • Correntes de vento farão a chama da vela aumentar, queimar mais rápido, de forma irregular e escorrer (chorar).

 

Depois de considerar todos estes fatores e descartar qualquer tipo de influência da qualidade da vela e do ambiente onde você está acendendo as suas velas é que você poderá então avaliar as características de como ela está se comportando e qual a possível informação e mensagem energética que ela pode transmitir.

Seguindo este link, você poderá conhecer as possíveis mensagens que a queima de uma vela pode representar.

 

Lembre-se também das questões de segurança que são muito importantes para evitar acidentes e incêndios:
  • Não acender velas próximas ou sobre materiais inflamáveis, como móveis de madeira, cortinas, tapetes, papeis, etc.
  • Principalmente, no caso de velas palito, dedinho e 12 horas, que são mais críticas neste aspecto, devem ser muito bem firmadas para que não ocorra o risco de tombá-las e queimarem o que está ao redor.
  • Não acenda velas em locais que tenham algo próximo acima da chama, sempre deixe a livre a área acima da chama.
  • Não retire o plástico que envolvem as velas de 3, 7, 9 e 21 dias. Eles ajudam a reter a parte superior da parafina que se derrete, evitando derramamentos e garantindo a sua queima e durabilidade adequada.
  • Cuidado com locais onde crianças e animais de estimação tenham acesso.
  • Caso caia parafina derretida em sua pele a ponto de sofrer uma queimadura, lave o local com água fria e corrente apenas e na dúvida, procure atendimento médico.
Qualidade das Velas

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ela tenha sido útil. Compartilhe e indique aos seus amigos. 

Seus comentários, sugestões e críticas serão muito bem vindas para a elaboração de novos artigos em nosso site.

Basta enviá-los através do formulário na aba de Contato.

 

E deixamos o nosso convite para você conhecer a nossa loja e testar as nossas velas. Em O Alquimista, você entrará não somente velas de excelente qualidade, mas toda uma variedade de produtos de primeira linha, porém com preços acessíveis, sempre em respeito aos nossos clientes.