Logo - SITE.png

 

Rua do Sossego 47

Balneário Mar Paulista

04463-110 - São Paulo

Linha completa de produtos para Umbanda, Candomblé, Ciganos, Esoterismo e Catolicismo.

O Dragão e a Alquimia

Dragão 1200x630.jpg

Símbolo presente em muitas culturas ao redor do mundo, o Dragão, possui inúmeras representações. Conheça um pouco mais desta mitologia e o que ela representa para nós, os alquimistas.

O Dragão é um de muitos símbolos que estão presentes em diversas culturas ao redor do mundo, como mitos na China, Japão, Coréia, Europa, Oriente Médio e também na América pré-colombiana.

 

Do grego, “drakein” significa “ver claramente” ou “aquele que enxerga longe”, pois se acreditava dragões guardam perseverantemente grandes tesouros.

 

Tanto é verdade, que até nos dias de hoje, em contos infantis, como Shrek, Animais Fantásticos e Harry Potter, o Dragão sempre é o guardião de tesouros ou até mesmo a princesa.

 

No Gnosticismo, além de outras, acredita-se que o dragão foi um ser primitivo, porém inteligente, que existiu realmente, porém desapareceu devido as catástrofes diluvianas, assim como os dinossauros.

 

Na mitologia grega, temos o dragão Ládon, que foi derrotado por Hércules e Jasão que teve que derrotar um dragão para conseguir o velocino de ouro.

 

Na cultura celta, o dragão está associado à força primordial da natureza e como era o símbolo desta cultura, o dragão foi utilizado pelos cristãos como o símbolo do mal no combate pelo paganismo, tanto que aparecem em representações do Arcanjo Miguel e São Jorge, derrotando um dragão.

 

Muito provavelmente, por estes fatos, que os dragões para os ocidentais, normalmente possuem uma representação do mal.

 

Contudo, no oriente, o dragão possui uma simbologia muito diferente.

 

A cultura milenar Chinesa é a que possui mais referências sobre o dragão. Nela, apesar de não possuir asas, o dragão possui habilidade de voar, além de reunir todas as habilidades de outros animais, ou seja, ele simboliza a sabedoria divina que incorpora poderes indomáveis da natureza, ou seja, o equilíbrio espiritual e natural, contidos em um único ser.

 

Para os Hindus, o dragão possui relação com Shiva, que é Deus da destruição e renovação, tanto que é associado ao elemento fogo.

 

Até mesmo nas Américas, os astecas, maias e toltecas tinham o Kukulcán, ou “serpente emplumada” que era uma divindade, criadora da humanidade e o responsável pela vida em sociedade e suas leis. Assim como na China, o dragão pré-colombiano tinha a representação das somas entre a sabedoria divida e as forças da natureza.

 

O Dragão nos sonhos

 

Carl Gustav Jung, criador da psicologia analítica, chegou a dizer que para  os alquimistas o dragão alado tinha a representação feminina, enquanto, os dragões sem asas, masculina. Para Jung, o dragão nos sonhos poderia simbolizar o crescimento equilibrado do espírito e o forte desejo de renovação íntima.

 

Joseph Campbell, em seu livro “O Poder do Mito, também retrata a mitologia do dragão alado ou serpente como sendo a soma entre as forças naturais da Terra e o Espírito.

 

O Dragão e a Alquimia

 

Na alquimia, o dragão expressa a manifestação do ser superior sobre o trabalho do alquimista.

 

O Dragão é o protetor, aquele que observa constantemente o trabalho do alquimista, o intui em sua perseverança, porém também é responsável pela destruição, caso o trabalho não seja dirigido ao bem, ou conduzido em boa direção e boas práticas.

 

Ele é a união dos quatro elementos, Ar, Fogo, Água e Terra, ou seja, a matéria sutil e densa. E por esta razão o dragão é animal, que pode voar, cuspir fogo, viver sob as águas ou sobre a superfície terrestre.

Contudo, apesar de seu aspecto animal, o dragão é a força expansiva do pensamento e da inteligência, da liberdade e responsabilidade.

 

E é por esta razão que ele nos representa como símbolo da renovação e a transmutação.

Grimalkin.jpg
Este é Grimalkin, o guardião de nossa loja, símbolo de nossa ordem, que representa nossa perseverança no bom trabalho e no bom caminho.

 

Gostou deste artigo? Indique aos amigos e compartilhe.

 

Seus comentários, sugestões e críticas serão muito bem vindas para a elaboração de novos artigos em nosso site.

Basta enviá-los através do formulário na aba de Contato.

 

Melhor ainda, venha nos fazer uma visita e conhecer o Grimalkin.

 

E se você deseja adquirir produtos de primeira qualidade e exclusivos, você os encontrará em nossa loja, O Alquimista.

 

Nossa linha é extremamente ampla e só trabalhamos com produtos de qualidade, porém com preços acessíveis, sempre em respeito aos nossos clientes.